segunda-feira, 6 de junho de 2011

Resenhas - Filme: Ame Agaru (Depois da Chuva)

FILME: Depois da Chuva.
TITULO ORIGINAL: Ame Agaru 
PRODUÇÃO: Japão 
ANO: 1999
DIREÇÃO: Takashi Koizumi
ROTEIRO: Akira Kurosawa
FOTOGRAFIA: Shoji Ueda
ELENCO: Akira Terao, Yoshiko Miyazaki, Shiro Mifune, Mieko Harada, Fumi Dan, Hisashi Igawa, Hidetaka Yoshioka, Tatsuya Nakadai
DURAÇÃO: 87 min



O filme conta a história de um samurai sem mestre (ronin), chamado Misawa, que não consegue ficar por muito tempo num mesmo feudo.
Ele e sua mulher acabam ficando presos em uma hospedaria por causa de uma forte chuva que não os deixa atravessar o rio.
Como estava entediado e as pessoas na hospedaria não paravam de brigar por causa de comida, Misawa decidiu lutar por dinheiro e comprou muita comida e bebida. As pessoas que lá viviam se divertiram e cantaram. Por causa disso (da luta) acabou quebrando uma promessa que havia feito à sua esposa.
No dia seguinte, o lorde do feudo decide que quer que Misawa dê aulas para seus lutadores.
Apesar de toda bravura, humildade e caráter, Misawa precisa provar que ser um samurai não é somente manejar bem a espada. É também lutar por aquilo que se acredita e por quem se ama.


De todos os filmes que vi até agora, esse sem dúvida, foi o melhor (talvez por ser mais recente ou ter pessoas de kimono :p ).
Mostra bem o ideal de herói para o povo japonês - uma pessoa (quase) sem defeitos, que sempre pede desculpas, humilde, bem humorado e de bom coração.
No começo achei que o samurai preferia fazer feliz o pessoal da hospedaria em vez de sua esposa.
Depois, lendo os extras, entendi que na verdade ela estava satisfeita com a vida que os dois levavam e que o amava muito. Mas que se preocupava porque ele sempre estava em busca de dinheiro, achando que ela não estava satisfeita.
É um filme que retrata uma época do Japão onde o povo estava saindo de um período cheio de luxo, riqueza e lutas e passando para um momento onde as pessoas viviam de forma modesta e simples, sem lutas.

Nenhum comentário: