segunda-feira, 6 de junho de 2011

Natal no Japão

Natal no Japão





Como vocês devem saber, o Natal é uma festa cristã que celebra o nascimento de Jesus. Mesmo sendo uma festa religiosa, muitas pessoas que acreditam na religião católica, e outras que não, acabam por celebrar essa data.
No Japão a maioria da população é budista ou xintoista. O catolicismo só chegou ao Japão no século XVI, com a chegada de espanhóis e portugueses. Pouquíssimas pessoas são católicas na terra do sol nascente(cerca de 1% da população japonesa). Por causa disso, o costume de comemorar o Natal foi alterado, até porque para eles o Natal não é feriado nacional nem religioso, e sim uma data importada.
Depois da 2ª guerra mundial, os americanos trouxeram para o Japão o conceito de Natal que foi assimilado pelo comércio (há papais-noéis fazendo propragandas das lojas), mas não pelas tradicionais famílias japonesas. Somente as famílias cristãs comemoram o Natal com árvores e peru.





No dia 24 de dezembro as confeitarias trabalham dia e noite para conseguir atender os pedidos do famoso "Bolo de Natal" (a receita você pode conferir na seção "culinária").





Além disso, é época de empregos temporários de fim de ano. Muitos jovens ficam fazendo hora extra para juntar dinheiro e comprar presentes. Alguns brasileiros aproveitam essa época para viajar ao Japão e dessa forma juntam um bom dinheiro.
É nessa época que muitas garotas aproveitam o frio para tricotar blusas de lã ou cachecol para seus namorados.




Como o natal para eles não é visto da mesma forma que nós, não é costume a compra de árvores e enfeites. Entretanto, como os japoneses adoram imitar os americanos, muitos acabam por adquirir esses hábitos sem entender o seu simbolismo.
Lá eles não comem peru nem panetone. O que é comum comer no natal é frango, principalmente na forma de karaage (frango frito, crocante e bem temperado) e o famoso "Kurisumasu Keeki" ou Bolo de Natal.





Cerca de 70% das crianças japonesas entre os 6 e os 10 anos acredita em papai Noel. Eles acreditam que o papai Noel (Jizo) é um velhinho, com a fisionomia parecida com a que nós conhecemos por aqui mas que no seu saco ele põe as crianças que não se comportaram (interessante notar como eles associaram a figura do bom velhinho com o homem do saco =p). Elas também adoram a idéia de Jesus ter nascido numa manjedoura.





As grandes lojas de departamento e shoppings são decoradas lindamente e à meia-noite soltam fogos de artifício e realizam o espetáculo da dança da água. As cidades também ficam cheias de luzes e as pessoas ficam mais animadas





Como as famílias mais tradicionais não celebram a festa, os jovens preferem sair e se reunir para comerem juntos o bolo de natal.
Vale lembrar que é também nessa época que muitos animes ganham especiais de natal, assim como são fabricados diversos itens com tema natalino como: brinquedos, cds, cards e dvds.
Atualmente, cresce esse hábito de comemorar o natal no Japão porque o imperador Akihito nasceu dia 23 de dezembro e como é tradição transformar o aniversário do imperador em feriado nacional o comércio acabou entrando na onda.
A comemoração do Natal nos anos 80 era pomposa e luxuosa onde os namorados comemoravam da maneira mais chique possível com jantar completo em um restaurante, troca de presentes e passando a noite num hotel de luxo juntos. Agora, como a economia japonesa está desacelerando, as pessoas tem preferido comemorar com pequenas festas feita em família ou com os amigos, trajando roupas informais, cantando nos bons e velhos karaokes, e enfeitando com as próprias mãos a casa.
Quem possui uns trocados no cofrinho pode passar a véspera de Natal na Disneylândia, que é um local da moda para passar o 24 de dezembro (isso se aplica principalmente aos casais de namorados).


Para vocês eu desejo um...
Meeri Kurisumasu ou
Kurisumasu Omedetou ou
Shinnen Omedetou !!!

Aproveitem a data para passar ao lado das pessoas que vocês amam ;)

Nenhum comentário: