segunda-feira, 6 de junho de 2011

Arte - Origami: a arte de dar vida a papéis.

Origami: a arte de dar vida a papéis.




Origami significa: ori= dobrar, kami= papel; por isso muitas pessoas se referem ao Origami como Dobradura.
As primeiras figuras de origami (datam do século XVII) eram um passatempo da elite, apenas os samurais podiam confecciona-los. Eram também utilizados como meio de purificação, onde os origamis representavam animais e objetos do dia-a-dia. Depois do século XIX, as mulheres e crianças começaram a utilizá-lo.



Até o século passado, só existiam 70 tipos de origami. Um dos primeiros foi o Tsuru (para saber mais veja em lendas) considerado o mais famoso do mundo.
A partir da década de 60 a arte de dobrar papéis saiu das colônias japonesas do Brasil e se espalhou entre os não descendentes.
O origami é uma arte que não se restringe a imitar plantas/animais. Ela também combate o estresse, afasta a depressão, pode ser utilizada como fonte de renda (ou complemento), aumenta a concentração, criatividade, interpretação e coordenação motora.




Tem sido bastante utilizada em aulas de arte e geometria. Entretando, enfatizo que essa técnica poderia ser empregada em outras disciplinas como ciências/geografia (fazendo dobraduras de animas/plantas como forma de fixação da matéria), assim como em história (fazendo origami de personalidades históricas), decoração das festas escolares...
Muitos origamistas consideram uma heresia cortar ou colar quando se está fazendo origami. Mas foi graças a esses utensílios que o origami hoje pode ser executado de tantas maneiras diferentes.


O Papel


Pode ser utilizado o papel tradicional japonês (washi), mas prepare seu bolso.
Existe também os papéis feitos para origami, fabricados no Japão, Coréia e China. Bem mais em conta que o washi, mas ainda sim um pouco salgado.
Nas papelarias encontramos facilmente papel verniz, espelho (ele tem outros nomes também). É aquele clássico que a sua professora de artes lhe deu pra fazer origami. Tem uma face colorida e a outra branca. Alguns fabricantes inovaram e criaram cores mais fortes, como os tons fosforescentes.
Podemos usar também a tradicional folha A4 da impressora (disponível nas cores branca, azul, rosa, amarelo, verde, marfim e reciclado) ou as folhas de papel para presente.
Caso você só esteja interessado em dobrar pra ver se consegue fazer um origami, faça como eu: pegue a boa folha de revista velha. Se você conseguir fazer o diagrama, procure uma folha mais bonita e dobre tudo de novo ^_^.


Denominações Especiais de Origami


Origami Modular:




Consiste em criar uma figura utilizando vários origamis iguais (como peças de um quebra cabeça). Pode ou não ser utilizada cola na sua confecção. Os exemplares clássicos dessa categoria são o abacaxi e o cisne (muito utilizado como porta-guardanapos).


Kusudama:





Um sub-tipo de origami modular onde o objetivo é criar uma figura com o formato de bola. O Kusudama (kusuri= remédio; dama=bola) era utilizado antigamente como cura para pessoas enfermas. Fazia-se a bola e colocava-se dentro dela ervas. A bola era pendurada em cima da cama da pessoa. É um origami lindo, que pode ter poucos módulos (ex: 6) até centenas. Eles são fixados através de linha (costurados) ou cola. Quanto mais módulos, mais pelo fica o kusudama.


Oribana:





Junção das técnicas de origami com ikebana (arranjo floral japonês). São feitas as flores/folhagens com origami e elas são dispostas no arranjo seguindo as "regras" da Ikebana.


Wet Folding:


Técnica utilizada para fazer origami onde o papel é molhado. Particularmente, acho que isso é só pra profissionais.


Crease Pattern:


Tentar fazer o origami só com as marcas que ele deixa no papel... Também, pra mim pelo menos, coisa de profissional...


Dollar Bill Folding:


Fazer origami utilizando uma nota de dólar.

Como deu pra notar existe origami para todos os gostos e bolsos. Que tal "origamar" um pouco?


**Breve diagramas aqui**




Fontes:

Origami: Transformando papel em arte
http://origami.em.blog.br/

Livro: Origami: Easy-to-make paper creations
Gay Merril Gross

Folheto do Batatas e Poemas

Made in Japan (não lembro qual XD)

Nenhum comentário: