Hoje estou com uma matéria fantastica vejam...
A moda dos uniformes colegiais no Japão
As roupas dos colegiais revelam status, personalidade e fazem parte da identidade cultural do país

O clássico uniforme seirafuku foi inspirado nas roupas dos marinheiros



Mas talvez seja a imagem da colegial que tenha ajudado tanto a divulgar os uniformes. São eles que dão às colegiais a aura de símbolo sexual. Com a saia encurtada na altura da coxa, as colegiais japonesas exalam um misto de inocência e volúpia, com seus uniformes sérios e sisudos, mas que customizados, atiçam a imaginação masculina. Desde a década de 80, no auge da bolha econômica, elas foram uma das grandes responsáveis pela inovação da moda de rua e por um novo fenômeno que ficou conhecido como enjo kosai, um eufemismo, cuja tradução literal seria “relacionamento financiado”. Um homem paga para ter a companhia de uma colegial. Pode ser apenas um inocente jantar ou passar para o sexo pago.
Os uniformes escolares começaram a ser obrigatórios a partir da era Meiji, no século 19, quando o Japão investiu freneticamente na modernização, seguindo o modelo ocidental. Não é à toa que o uniforme masculino mais tradicional até hoje se chama gakuran (que pode ser traduzido como uniforme de estudante ocidental), inspirada na farda do exército da Prússia. Para as meninas, o clássico uniforme estilo marinho (seirafuku), apareceu pela primeira vez em 1921 e foi inspirado na marinha real britânica. Mas foi só depois da Segunda Guerra que o estilo se popularizou e perdeu a imagem elitizada. Em geral, consiste em uma blusa com lapela estilo marinheiro, um laço na frente, e uma saia pregada. O comprimento da manga e o tecido (lã, poliéster, entre outros) variam de acordo com a estação. Em vez do laço, podem ser adotados lenços, gravatas e afins. As cores mais comuns são azul claro, branco, cinza, verde claro e preto.

Aqui, os estudantes usam o estilo burêzakata (blazer), que traz o brasão da escola estampado


No Brasil, os uniformes escolares ficaram conhecidos graças às personagens de mangás. Como a maioria das histórias em quadrinhos é ambientada em escolas ou vivida por estudantes, o uniforme está sempre presente. Um dos mais marcantes é a de Sailor Moon, uma colegial-heroína. Em vez de capas ou máscaras, ela veste como uma clássica colegial, o que só serviu para aumentar o fetiche sobre as estudantes.
Muito Obrigada,
Camilla Cunha
Nenhum comentário:
Postar um comentário