segunda-feira, 25 de abril de 2011

Mangás

Artista plástico paraense lança livro ‘Elementos do Estilo Mangá’

Obra, publicada de forma independente, procura explicar os princípios por trás dos quadrinhos japoneses

O livro 'Elementos do Estilo Mangá', de João Henrique LopesO livro ‘Elementos do Estilo Mangá’, de João Henrique LopesO artista plástico paraense João Henrique Lopes lançou, de forma independente, o livro “Elementos do Estilo Mangá”. O projeto, que nasceu como um trabalho de conclusão do curso de Artes Visuais, tem como principal objetivo orientar aqueles que querem dominar o estilo de desenho dos mangás (quadrinhos japoneses).
Lopes bancou do próprio bolso a primeira tiragem do livro, de 500 exemplares. Na obra, o autor propõe a seguinte questão: “Por que é tão difícil para nós, ocidentais, desenhar em estilo mangá? Não como aquelas imitações que vemos por aí, mas em autêntico estilo mangá”.
O autor rejeita a definição de que os desenhos japoneses no estilo são, antes de tudo, personagens de “olhos grandes e boca pequena”. Ele procura a compreensão da filosofia por trás dos quadrinhos nipônicos e conclui que as características superficiais dos traços são insuficientes para definir a heterogeneidade dessa arte.
“No Brasil, há vários manuais que ensinam a desenhar no estilo mangá, mas acho que eles não funcionam direito. Tentei ensinar de uma forma diferente. Identifiquei os princípios e a filosofia por trás do estilo, em vez de apenas mostrar uma determinada forma de desenhar”, diz o autor.
O livro “Elementos do Estilo Mangá” está à venda no website da Livraria Cultura.
Veja também:
.: L&PM publicará mangás de bolso
.: James Franco pode protagonizar versão hollywoodiana de Akira

L&PM publicará mangás de bolso

Solanin e Boken Shonen estão previstos para o segundo semestre de 2011



Capa da edição japonesa de SolaninCapa da edição japonesa de SolaninA L&PM Editores anunciou, quarta-feira 23, por meio de seu site oficial, que lançará dois títulos de mangá (história em quadrinhos japonesa) em formato de bolso.
Os títulos Solanin (dois volumes), de Inio Asano, e Boken Shonen, de Mitsuri Adashi, têm previsão de lançamento para o segundo semestre de 2011, de acordo com a editora.
“A L&PM assinou contrato com uma das maiores editoras japonesas, a Shogakukan, para a publicação dos títulos”, diz o comunicado.
Os quadrinhos terão leitura original: de trás para a frente, como têm sido publicados os mangás no Brasil, por outras editoras.
Veja também:
.: Um desenhista de mangá no Japão
.: Japão quer que cultura pop seja item chave de exportação



 

Nenhum comentário: